sexta-feira, agosto 20, 2010

Tal e que tal e tal.


 Retrato manipulado de uma menina senhora moça traquina que mais dia menos dia revela que é o que tem.

segunda-feira, agosto 02, 2010

Beijos de boca

Não usa o registo melodramático. Apenas deixa fluir o sentimento, sem o uso da razão aparente. Culturalmente induzida, emocionalmente diligente. Olha em tom de amor seu redor como se tratasse de um caleidoscópio, infinito.

terça-feira, maio 04, 2010

Espiga-te, estamos em Maio


Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga e outras flores campestres.
Com elas, formam um ramo com: espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas. O ramo pode também incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos, etc

Cada elemento simboliza um desejo:
- A espiga = que haja pão (isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar)
- O ramo de folhas de oliveira = que haja paz (lembra-te que a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira) e que nunca falte a luz (divina). (Dantes as pessoas alumiavam-se com lamparinas de azeite, e o azeite faz-se com as azeitonas, que são o fruto da oliveira.)

- Flores (malmequeres, papoilas, etc.) = que haja alegria (simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda «traz» ouro e prata, a papoila «traz» amor e vida e o alecrim «traz» saúde e força).


Quinta-feira da espiga: 
É celebrado no dia da Quinta-feira da Ascensão com um passeio matinal, em que se colhe espigas de vários cereais, flores campestres e raminhos de oliveira para formar um ramo, a que se chama de espiga. O ramo é guardado ao longo de um ano, até ao Dia de Espiga do ano seguinte, pendurado algures dentro de casa.

terça-feira, abril 27, 2010

Cantigas d' Amor e Amigo

O trovador passa, vassalo da mensagem de benesses de calor, paixão, escárnio e maldizer. 
"Não chove, companheiro" trauteia sem pudor!

segunda-feira, abril 26, 2010

quarta-feira, abril 21, 2010

Padrão gratuito

Dá-me limonada e groselha na tarde que se aproxima, fui fazer o tratamento aos dentes. Quero estraga-los de mimos açucarados antes que seja tarde.