terça-feira, maio 16, 2006

Em tempo de Cannes....(é prámanhã...)

Sendo que a minha vida pessoal não está com essa rodagem toda e os takes estão a ser repetidos... Volto para a minha paixão pela 7ª Arte e em época de Festival ala que se faz tarde.

Hoje recordo um dos filmes que adorei há uns anos e mereceu bem a nomeação Palma de Ouro, mas recebeu o dito Lifetime Achievement prize (Aliás o trailer promocional era o realizador emocionado a receber o prémio) ... Il Massir (1997) do Egípcio Youssef Chahine.
Nessa altura (e fui verificar) o Juri era simplesmente composto: Isabelle Adjani (presidente) Paul Auster ; Tim Burton ; Mike Leigh ; Nanni Moretti ; Mira Sorvino, entre outros nomes sonantes da arte das filmagens ... e lembrei-me também de ir ver quem também estava a concorrer e ganhou foram... vejam só como 1997 foi o luxo : O sádico e violento, Funny Games - Michael Haneke, o nomeado L.A. Confidential - Curtis Hanson, o drástico e marginal Assassin(s) - Mathieu Kassovitz, o melâncolico e arrasador Ta'm e guilass (O Sabor da Cereja) - Abbas Kiarostami e o poético Cheun gwong tsa sit (Happy together) - Kar Wai Wong .

Mas lembro-me da emoção que saí do King quando vi " O Destino" pela primeira vez, não é apenas um relato da vida, é também um filme de aventura, de amor, uma sátira à intolerância, seja ocidental ou oriental replecto de comédia... Acreditem que pode ter sido à 9 anos, mas é muito actual!

Sem comentários: