sexta-feira, janeiro 29, 2010

Da Graça à Berta


Villa Bertha ou Vila Berta:

Arquitecto | Construtor | Autor
Joaquim Francisco Tojal (a designação da Vila provém do nome da filha deste industrial).

Cronologia
1887 - aquisição da Quinta do Fidalgo, na encosta da Graça, por Joaquim Francisco Tojal; 1902 / 1908 - construção do conjunto.

Tipologia
Bairro, vila operária. Arquitectura civil residencial, ecléctica.
A vila foi projectada e construída por Joaquim Francisco Tojal. A sua construção não se destinou a albergar operários pertencentes a qualquer unidade fabril, mas direccionou-se a estratos da pequena burguesia. As construções apresentam uma assinalável qualidade formal e de materiais, comparativamente às restantes vilas.


Assim, a Vila Berta insere-se mais no domínio do património industrial pelos materiais utilizados, como o ferro e os azulejos de estampilha, resultantes de um período de laboração industrial, do que pela inclusão nos protótipos das habitações operárias, apesar de se caracterizar por uma rua interna, não se estabelecendo o contacto directo com a rua principal.

Descrição
Habitação operária desenvolvendo-se em 2 bandas, separadas por rua interior e com tipologias distintas: a) do lado Leste, edifícios de 2 pisos e cave (funcionando como habitação colectiva - 2 fogos por piso e escadas comuns; os telhados das várias unidades, a 2 águas, formam uma unidade longitudinal) ; b) do lado Oeste, edifícios de 3 pisos, em que o 1º é afastado e separado em altura do plano da rua mediante terraço ajardinado (funcionando como habitação colectiva - 2 fogos por piso e escadas comuns; o 2º piso apresenta, sobre cada uma das zonas de acesso, plataformas de planta quadrada apoiadas em pilares de ferro fundido implantados à face da rua). O acesso principal ao interior do bairro processa-se por passagem que se abre, entre 2 portas vulgares, no piso térreo do prédio de rendimento nº 55 - 59 da R. do Sol à Graça. O nome Villa Bertha é legível num registo de azulejos com decoração floral Arte Nova.







Sem comentários: